13 de fevereiro de 2009

Hoje resolvi falar sobre DOAÇÃO :

Isso mesmo, a gente só de dá conta, quando precisamos e daí pode ser tarde demais...
Por isso, é super importante vc começar a pensar no quanto é bom doar e receber !
O carnaval está chegando e a necessidade de sangue nos bancos de sangue é enorme, então, ki-tal a gente dar uma ajudinha ?
Tá certo que criança não pode doar, mas a gente pode falar pros nossos pais, irmãos mais velhos, tios e amigos darem uma força, assim também vamos aprendendo e quando a gente puder, já vai ser automático ir ajudar, certo !
Não dói nada, ou alguém ainda tem medo de uma picadinha ?
Eu hein !

Tenho medo só de gente do mal, pessoas que ficam felizes em fazer o mal, terroristas e gente vingativa, o resto é molezinha...
Quando doamos sangue, acabamos ajudando bem mais de uma pessoa, porque eles aproveitam o sangue e as plaquetas.
O material utilizado é sempre descartável, o que impede o risco de qualquer tipo de infecção.
Doar sangue não emagrece e nem engorda, não afina e nem engrossa o sangue e não vicia também, só mesmo se for o coração de quem doa, afinal, Doação é um ato de amor !
Pra quem não sabe, a quantidade de sangue doada é de quase 450 ml e o organismo repõe essa quantidade de sangue, não precisa achar que vai faltar....
Pra quem trabalha, o dia de doar sangue é uma festa, porque a pessoa doa sangue e ganha um atestado pra comprovar a ausência no trabalho, assim o dia não é descontado e de quebra o doador tira a tarde para descansar ou resolver uns probleminhas particulares...
Mas nem adianta se animar muito, porque um doador homem, só pode doar no máximo 4 vezes por ano e uma mulher no máximo 3 vezes por ano, portanto é como um benefício pela contribuição ao doador.
Para doar sangue, o doador precisa:
Ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 kilos, não estar gripado, não estar grávida ou amamentando, não ter e não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, AIDS, malária e não usar drogas; Ou seja, ser saudável !
Pra isso, vc só precisa levar sua identidade e estar em jejum e após a doação, vc ainda recebe um lanchinho...
Minha mãe doava no hospital Nove de Julho e depois tinha um lanche muito gostoso e biscoitos com suco, não sei como é em outros hospitais, mas sempre é dado um lanche após a doação.
Em vida, a gente também pode doar uma coisa super importante, além de nosso tempo, conhecimento, carinho e amor, a gente pode doar Medula Óssea; Isso mesmo, para quem pensava que era algo impossível, saiba que não é não, essa doação é algo super simples e muito, mas MMMMMMMMUITO importante para salvar vidas, principalmente porque a compatibilidade é super difícil e muitas vezes um doador comum consegue a compatibilidade que alguém da própria família não consegue...
Para quem não sabe, Medula Óssea, é a matriz do sangue, fica na parte interna dos ossos e armazena as células mãe, que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
O transplante de Medula Óssea é chamado de TMO é indicado para o tratamento de doenças :
Hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças auto imunes.
Para ser um doador de TMO é preciso: ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e doar só um pouquinho de sangue para o teste de compatibilidade ( HLA ).
Depois o doador passa vários contatos, para quando aparecer um doador compatível, ( isso pode ser logo em seguida ou até meses ou anos depois ), possa ser encontrado e quando enfim poder ser feita a doação, eles realizam outros exames e o doador será o responsável por ter salvo uma vida !
Fala sério gente, isso não é maravilhoso ?
Vc saber que pode ajudar uma pessoa, adulto ou criança a voltar a viver...

Nossa, dá uma sensação tão boa que nenhuma palavra conseguiria explicar, é uma benção enorme !
Se as pessoas soubessem como é fácil e o bem que faz à quem recebe e ao doador, tenho certeza que os bancos para TMO, estariam cheinhos de doadores, só esperando aparecer uma vida para salvar !!!
Existe também a possibilidade de vc ser um doador de órgãos e tecidos e eu acho isso importante e que as pessoas deveriam pensar mais antes de falar que não aceita ou que é contra, eu sou doador de carteirinha e tudo.
Tenho uma prima que teve doença de Chagas e estava quase morrendo quando descobriram a doença e ela foi para a fila do tranplante, vcs nem imaginam o sofrimento, o que é correr contra o tempo; Meu Deus, como é triste saber que a D. morte está ali do seu lado, só esperando o último suspiro, até que um menino que empinava pipa em São José do Rio Preto debaixo de um sol escaldante, voltou da rua, tomou água gelada e depois jogou 1 pouco dessa água gelada na cabeça, o que provocou um choque e a morte cerebral do menino de 13 anos.
Como minha prima e ele regulavam em altura e peso, ( isso é necessário no caso de transplante de coração ), mesmo ela sendo 13 anos mais velha que ele, esse menino foi um doador compatível e graças aos pais dele, que tiveram um amor muito maior que o físico e doaram os órgãos do filho, dessa forma, minha prima recebeu o “ coração” e está viva e feliz, cuidando dos filhinhos dela e os pais do menino, fizeram seu filho renascer no peito da minha prima.
Portanto eu bem sei o quanto é importante um doador, o quanto é fundamental que a família autorize a doação, assim que for diagnosticado a morte cerebral, pois a pessoa com morte cerebral está morta, isso é irreversível, mas os órgãos ainda sobrevivem por algum tempo e podem ser transplantados e fazer viver muita gente que precisa, ajudando também outras pessoas voltar a enxergar, voltar a ter uma vida normal com um rim, recuperar uma pele queimada ou arrancada em algum acidente, enfim, pode-se ajudar muitas pessoas de muitas maneiras e dar esperança com seu ato sadio e de amor, converse com sua família sobre sua vontade em doar seus órgãos quando Deus te chamar para conhecer o céu...
Mesmo porque, a gente nunca sabe se pode precisar um dia, por isso não podemos ser preconceituosos e egoístas e devemos ajudar, pois antes de fazer o Bem para outra pessoa, vc estará fazendo Bem para si próprio; Pense nisso com amor, porque o amor torna tudo novo de novo !!!

5 comentários:

  1. Parabéns pela matéria.
    Vc escreveu de uma forma bem interessante e adicionou exemplos.
    Este é um assunto muito comentado nos dias de hoje, porém como vc mesmo relatou, ainda existe falta de doadores no brasil.
    Eu sempre q posso, tento ajudar os outros.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse texto Gui. Tenho 14 anos e ainda não posso, mas quando puder, eu quero doar.

    ResponderExcluir
  3. Doar orgãos não deixa de ser um assunto delicado. Os familiares do falecido tem receio de doar devido a achar que de um jeito ou de outro aquele familiar vai voltar a viver. Afinal a esperança e a ultima que morre, certo?É.

    Agora doar sangue parte de sua vontade de ajudar as pessoas esquecer o medo de agulhas e fazer o bem.
    Vlw Gui sou seu fã

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse texto em gui eu sou muito nova ainda mais quando eu pude , vou doar

    ResponderExcluir
  5. Olá , Guilhermo , faz muito tempo , quando posso sempre tento acompanhar suas adanças em um novo universo que voce mereçe, sempre soube que você era especial , comentava sempre que podia com seu tio Carlos( espero que esteja bem também). Sua avó sempre me manda e-mails que confortam e nos dão ensinammentos da vida, dê um abraço nela por mim. Torço muito por voce , mesmo que distante e espero que voce não esqueça daquele que cuidou um pouco de você, e foi um grande prazer conhecer uma pessoa tão iluminada , continue assim humilde , meigo e talentosa . Um grande abraço de seu Médico Silvio Keniti

    ResponderExcluir

Valeu, brigadão por comentar, fique com Deus, Gui