16 de março de 2010

Respirar na Amazônia, é tudo de bom !

Quando a gente ouve falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, muitas vezes não damos a importância que deveríamos, mas aquela Mata Verde, fechada e encantada, está lá, infelizmente sumindo aos poucos, pela ganância de quem acha que seus filhos, netos e bisnetos jamais precisarão desse verde abençoado, o que é lamentável !
Só estando lá pra gente poder sentir a energia, o ar puro e a beleza natural, então se consegue compreender o Real valor da nossa Floresta Amazônica.
Essa foi sem dúvida, a experiência mais enriquecedora que eu pude viver e recomendo para quem quiser fazer uma viagem muito especial.
Muitos e diferentes passeios, poder respirar de verdade e profundamente e como não poderia deixar de ser, fazer uma travessura também faz parte:
Eu Nadei no encontro das águas do Rio Negro com o Solimões, que sensação incrível !
As águas do Rio Negro são mornas e pesadas, por conta do minério do solo, elas correm numa velocidade de aprox. 2 km por hora, já no Solimões, as águas são frias e barrentas, elas correm em velocidade aproximada de 4,5 km por hora.
Eu fiquei com metade do corpo no Rio Negro e metade no Solimões, nossa que momento mágico, parecia que eu fazia parte de um Conto de Fadas, sem contar com o perigo, pois a região tem muitos peixes grandes, assim do tamanho de um tubarão e eles mordem...
Imaginem só, a adrenalina foi à mil, mas valeu a pena, jamais vou esquecer o que senti naquele momento, foi de arrepiar...
As pessoas em Manaus foram super "Queridas" comigo e a apresentação no Teatro Amazonas foi algo indescritível ! Como diz meu querido Rei "São tantas Emoções"...

Fui para Manaus para me apresentar com o Espetáculo "Ame a Amazônia", que passa a lição de preservação da nossa Amazônia, foi lindo !
A Direção e Produção foram impecáveis e o Elenco foi sensacional, todos atores com uma tarimba impressionante e pra fechar com chave de ouro, o Espetáculo contou com a vóz doce da "Mariana Belém" e a presença da mamãe "Fafá de Belém", afinal, mãe é mãe !!!
O Teatro Amazonas é simplesmente perfeito e tem uma energia que ao pisar, a gente já se contagia...
Visitei também a sede do "IMPA", conheci alguns animais e fiquei maravilhado, novamente me surpreendi com a educação e o carinho dos Manauenses; Brinquei com o fofíssimo Peixe Boi e eles me presentearam com um vídeo/documentário sobre a matança de Golfinhos no Japão, terrível, um choque poder ver a crueldade com que os Japoneses tratam essas criaturinhas tão maravilhosas, sinceramente nota ZERO para os assassinos que destroem tudo de bonito que a cultura japonesa tem a oferecer, fiquei decepcionado !
Mas vamos falar de Alegria e no Amazonas, não poderia voltar sem curtir uma Festa do BOI.
Existem 2 Bois : O Caprichoso (azul) e o Garantido (vermelho), todo mundo por lá tem o seu Boi de coração, faz parte da cultura dos Amazonenses, que tem impregnados na alma, as mais diversas Lendas e o Boi, vêm do Boi Bumbá.
Conta a Lenda que 2 irmãos, cansados das brincadeiras de fundo de quintal, resolveram criar um Boi para brincar diferente e começaram a fantasiar esse Boi e sair pelas ruas, exibindo para toda a cidade; Até que eles brigaram e um dos irmãos ficou com o Boi, o outro construiu seu próprio Boi e cada qual foi tentando fazer seu Boi melhor, mais bonito e aos poucos, conseguiram uma legião de admiradores e hoje adoradores do Boi.
Cada pessoa se identifica com um dos Bois, simplesmente ouve-se a música, sente-se a energia e adota-se um Boi, é algo que vêm de dentro, sente-se e pronto.
É muito bacana, como a Escola de Samba do coração, eles se desdobram pelo Boi, mas quem torce para o Boi azul, só namora e casa com alguém que também goste do azul, senão não rola...
É gostoso ouvir a toada e sentir a vibração da Marujada, que são como a Bateria de uma Escola de Samba, é Energia Pura !
Visitem o site deles : http://www.boicaprichoso.com
Nem preciso dizer que adotei o azul, não poderia ser diferente, primeiro pela cor que eu adoro e também por tudo que vi, senti e vibrei na Festa do Boi Caprichoso, minha próxima meta é ir à Ilha de Parintins no Bumbódromo, ver a Festa completa.
Estou dividindo com todos algumas fotos e vídeos da minha viagem à Manaus, do encontro do "Boi" e trechos do Espetáculo Ame a Amazônia, onde eu vivi um pequeno Curumim, espero que gostem !
_________________________

Vídeo das fotos:



__________________________

Vídeos da Amazônia + Espetáculo:



_________________________

Vídeo da Festa do BOI Caprichoso:




Beijos para as meninas e abraços para os meninos, valeu !!!

6 comentários:

  1. Guilherme, é com felicidade que lí seu post. Sou do Boi Caprichoso, adoramos te receber no palco, mesmo que rapidamente. Se quiser, temos fotos suas no site oficial do Boi Caprichoso www.boicaprichoso.com Basta ir em fotos de eventos e procurar na data certinha. Caso venha mesmo à Parintins no festival, nos contate, pois teremos o prazer em te receber, a voce e sua família, e te brindar com visitas aos artistas que fazem o festival acontecer.

    Saudações de Manaus e Parintins!

    Sucesso!


    Alessandro Hayden

    Querendo sua foto original: alessandrohayden@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gui parabéns por mais um trabalho, Que bom que deu tudo certo. Muuuito legal, fico muito feliz por tudo. Felicidades.

    ResponderExcluir
  3. Gui, você é lindo, menino... e muito talentoso! Um presente da Débora pro mundo, uma bênção! Parabéns pela sua luz. Beijo grande da Brenda, do comercial da Sulamérica... bjs!

    ResponderExcluir
  4. parabensssssssss por mais esse trabalhooooooo !! vc é um excelente atorrrr

    ResponderExcluir
  5. Ah, menininho.... quer dizer q vc anda pela Amazonia?? rsrs

    Indio branco mais lindo q já vi rs

    Um beijão!

    Estamos com saudades!

    ResponderExcluir
  6. Gostei dos videos da peça, bem legal, nossa deu até vontade de ir no Palacio, preciso pegar mania de ir em teatro, e quero ver vc por aki um dia, éh meu maior desejo!!
    Vc ficou fofis de indio, rsrs... um abração e até+!!

    ResponderExcluir

Valeu, brigadão por comentar, fique com Deus, Gui